quinta-feira, 5 de junho de 2014

Jogo das Emoções (desenvolve habilidades cognitivas, motoras e afetivas)

JOGO DAS EMOÇÕES

Entre as minhas possibilidades de trabalho com crianças está a Educação Emocional, no qual pode ser utilizada dentro ou fora do consultório.
Para quem não sabe, um dos objetivos da Educação Emocional é trazer a consciência da criança os sentimentos, é ajuda-la a reconhecer o que ela está sentindo. Por isso estou sempre pensando em atividades e jogos que desenvolvem esses aspectos afetivos e outras habilidades (cognitivas e motoras).
Nessa minha procura por atividades, criei o JOGO DAS EMOÇÕES que tem como objetivo desenvolver os aspectos psicológicos, mas se a criança construir o joguinho, ela desenvolverá também aspectos motores,  a atenção, a memória, processamento visual, a criatividade e a expressão artística.

Esse jogo pode ser bem construtivo para crianças com dificuldades específicas de aprendizagem, com questões relacionadas ao psicológico (como medo excessivo, ansiedade e outros) e transtornos do espectro autista. 


SEGUE OS MATERIAIS NECESSÁRIOS:
                                     

1- Pratinho de bolo de papelão
2- 1 Pregador
3- Canetinhas
4- Revistas para Recortar
5- Cola e Tesoura
6- Uma folha de sulfite para colar as imagens

VAMOS A CONSTRUÇÃO DA PRIMEIRA PARTE (ROLETA)

Peça para a criança, dividir o pratinhos em partes iguais (de acordo com a quantidade de emoções). Antes peça para ela pensar em todos os sentimentos. Ajude- a se ela tiver dificuldade com os sentimentos. Em seguida, peça para ela desenhar as carinhas de acordo com as emoções em cada parte do pratinho.
No exemplo acima fiz com 8 possibilidades de sentimentos, mas se a criança for pequena (3 ou 4 anos) ou se tiver alguma dificuldade ou deficiência é melhor começar com menos sentimentos e ir aumentando conforme ela for aprendendo.
Por último pegue um pregador e faça uma seta nele (como no exemplo). Pronto, a roletinha das emoções está pronta.

- Nesse parte de construção do jogo as habilidades desenvolvidas são: Lógica (divisão do pratinho), atenção, memória, diferenciação de símbolo (diferenciar um sentimento de outro e desenhar de acordo com tais diferenças) e criatividade.


CONSTRUÇÃO  DA ÚLTIMA PARTE:

Peça para a criança recortar imagens na revista, cole as imagens no papel sulfite e enumere. Auxilie a criança a recortar imagens com expressões de várias emoções diferentes (mais ou menos de acordo com a roleta).

- Nesse parte de construção do jogo as habilidades desenvolvidas são: psicomotoras (recorte e cole), sequenciamento lógico (enumeração das figuras),  afetivas, a atenção e a memória.

REGRAS DO JOGO

(Em geral, tem várias possibilidades de jogo com esses materiais, vou passar uma possibilidade e você pode pedir para criança criar outras).

Gire a roleta de modo que a seta do pregador aponte para um sentimento quando parar de rodar. Em seguida, peça para o jogador achar uma ou mais figuras que corresponda aquela emoção. Quem conseguir achar mais imagens correlacionadas com os sentimentos, ganha o jogo.
Para a criança compreender melhor os sentimentos e a brincadeira ficar mais divertida, peça para ela imitar as emoções também.
É isso, espero que gostem e façam bom proveito!

Você não conhece PEQUENIÑOS no FACEBOOK??? Entra lá e CURTE a funpage.

GRATA PELA SUA PRESENÇA!

Ana Paula Miessi Sanches - Psicóloga




Nenhum comentário:

Postar um comentário