terça-feira, 7 de janeiro de 2014

FICA A DICA: O que fazer com as crianças nas férias?





Crianças de férias significa desespero de muitos pais, principalmente aqueles que não puderam sair de casa.
Férias em casa não deve ser sinônimo de infelicidade, lembre-se que para a criança se divertir não precisa de viagens, brinquedos caros etc. Já retratei isso aqui:  Férias Escolares: saiba porque elas são importantes para o desenvolvimento infantil.

Porém, férias em casa não quer dizer que a criança deve ficar o dia todo sem fazer nada e ociosa. Aliás, criança ociosa dá muito mais trabalho do que aquela que está envolvida em alguma atividade. A criança é uma grande máquina de descobrir coisas, ela está sempre procurando o que fazer, sem contar a energia que ela tem, que quando não canalizada de forma adequada, a deixa irritada, manhosa, birrenta e as vezes agressiva (sempre digo que brigas entre irmãos surgem na falta do que fazer). Portanto, nada de deixar a criança ociosa.

Para fugir desses comportamentos indesejados que são gerados na ociosidade,  o melhor a ser feito é propor algumas atividades que podem ser feitas em família, com uma criança ou várias.


Segue algumas dicas para as crianças aproveitar as férias:

OBS: Prepare o que será feito antes. Pense um dia antes no que será proposto, compre o que é necessário, pois assim gera menos estresse tanto em quem vai acompanhar a atividade, quanto na criança.
Todas as atividades propostas devem ser acompanhadas por um adulto, algumas com maior auxílio, outras com menos.

 

1- Dia de artes: prepare guaches, telinhas, papéis, lápis de cor, canetinha, impressões de desenhos para pintar, papéis para colagem. Hoje será o dia de criar algo com tintas, ou agora vamos pintar esses desenhos, ou vamos fazer colagens e assim por diante. Proponha uma atividade de cada vez, ou deixe a criança escolher apenas uma. Muitas ao mesmo tempo vira bagunça e acabam com as possibilidades de sempre ter algo novo para a criança. Deixo uma dica de atividade já retratada aqui no blog: Telinhas de pintura com embalagens de frios.



2- Dia molhado: estamos em alto verão e não há nada mais divertido para uma criança do que brincar com água. Nada de piscina nesse caso, o ideal é um espaço para a criança brincar na água, mangueira, bacias, potinhos e brinquedos de água. Se tiver a companhia de várias crianças, pode-se encher bexigas com água e propor a brincadeira da batata quente.
                                      


3- Dia de chef: escolha um receita fácil para a criança preparar: pode ser mini pizzas, cupcakes (bolinhos prontos com os recheios que você desejar - brigadeiro - confeitos etc...), cones de frutas (compre cones de sorvete e pique diversas frutas e deixe a criança montar), bolachinhas (que você pode pegar receita aqui no blog, Clique aqui).
                         
4- Brincadeiras antigas: relembre as brincadeiras que você fazia quando criança e apresente para seu filho. Isso além de promover uma aproximação entre vocês, irá desenvolver sua criança interior. Exemplos de brincadeiras são: amarelinha, cantigas de roda, corre-cotia e outras que você lembrar.                    

5- Leitura: tire uma hora do dia para ler com a criança. Deixe-a escolher a leitura que lhe traz interesse. Peça para ela fazer um desenho sobre a leitura. Aqui no blog já retratei alguma vezes os benefícios da leitura, vale a pena conferir de novo -Clique aqui.


Agora é só colocar em prática. Pense que propor algo para a criança pode dar muito menos trabalho do que deixá-las muito tempo soltas.

MAIS DICAS DE ATIVIDADES -CLICA AQUI

Ana Paula Miessi Sanches - Psicóloga



Nenhum comentário:

Postar um comentário