quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Aprendendo a cuidar de si com os bonequinhos que crescem o cabelo. (Desenvolvendo a autoestima e outros aspectos da personalidade)



Como sabem sou Psicóloga Infantil e estou sempre a procura de idéias para ajudar meus pequenos pacientes.

Há cerca de um ano atrás comecei a atender uma menininha de 9 anos que era uma graça, mas muito desleixada. A mãe reclamava que a filha era desorganizada em tudo: com o material escolar, com os estudos, com suas coisas em casa e até mesmo com si própria. Lili (nome fictício) adorava fugir dos cuidados básicos de higiene (segundo a mãe a hora do banho e de escovar os dentes era hora de briga entre elas). Em resumo, Lili não tinha cuidado com nada, não sabia cuidar das suas coisas, dos outros e inclusive de si mesma.

Esse desleixo está intimamente ligado com a autoestima (falta de amor próprio) e/ou com a falta de estímulo para o cuidado com o outro e consigo mesmo

Desde criança observamos os cuidados que os adultos (sendo a mãe o modelo principal) têm conosco e ao internalizar esses cuidados, começamos a seguir os modelos. Mas muitas vezes é necessário que a criança seja estimulada a ter certos cuidados com si próprio e com o outro. 

Acredito que a negligência e falta de cuidado com a criança gera o desleixo, o que tem  forte ligação com o desenvolvimento da baixa autoestima. Porém o cuidado excessivo, quando a criança não precisa se preocupar com nada, faz com que ela não veja a necessidade do cuidar, isso também gera o desleixo.

 A falta de cuidado consigo próprio pode trazer dificuldades escolares (devido a desorganização), problemas de socialização (no caso da minha paciente as outras crianças zombavam dela, fato que intensifica a baixa autoestima), além disso, com a chegada da adolescência (fase em que há uma preocupação com o corpo e estética) pode haver conflitos, já que a criança tende a querer a se cuidar, mas não sabe como.

Então, para ajudar Lili, trabalhei em consultório vários aspectos relacionados ao cuidado com o corpo, a importância da higiene e da organização. Quando percebi que alguns cuidados já tinham sido internalizados, dei de presente para ela o bonequinho que cresce o cabelo (segue o vídeo do passo-a-passo acima ou Clique aqui).

Conversei com a Lili sobre o "Cabeludos",  mostrei que seria responsabilidade dela os cuidados e que ele só iria sobreviver (e o cabelo crescer) se ela disponibilizasse parte do tempo dela se dedicando ao bonequinho. 

Por fim, o bonequinho sobreviveu e o cabelo cresceu. Aos poucos fui trazendo os cuidados com o "Cabeludos" para a realidade dela e com o tempo, Lili passou a se olhar de outra forma,  a se cuidar melhor e consequentemente, passou a ter mais confiança em si (sua autoestima melhorou).  Quanto ao seu comportamento, as guerras para tomar banho diminuiriam, o material escolar passou a ser mais organizado a socialização melhorou.

Pois é, o bonequinho parecia ser uma bobeira de criança, mas juntamente com o processo terapêutico ajudou nas mudanças de comportamento da minha pequena paciente.

FICA A DICA: O bonequinho pode trazer mais benefícios além do "cuidar de si" e de melhorar a autoestima. Se você propor de fazer o "Cabeludos" com a criança, ela desenvolverá habilidades artísticas, a coordenação motora e a atenção focada. Ideal para criança com problemas de déficit de atenção e obviamente, com questões de desorganização, desleixo e baixa autoestima.

OBS: O vídeo eu encontrei na internet. É da Gabi Castro, que tem um canal de artesanatos infantil no YouTube. É excelente! 


Ana Paula Miessi Sanches - Psicóloga









Nenhum comentário:

Postar um comentário