terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

A retirada da fralda: o momento certo.


 



A retirada da fralda é vista por muitas culturas como um marco do  desenvolvimento da criança, isso se dá, pois o ato de  controlar o esfíncter  envolve as capacidades intelectuais, orgânica e  até mesmo emocional. Para nós adultos usar o vaso sanitário é algo simples, porém para as crianças é algo que envolve um elevado grau de exigência.
(Vale lembrar que esfíncter é a estrutura muscular que regula a retenção e eliminação das fezes e urina.)

Sabe-se que os norte-americanos iniciam a retirada da fralda antes mesmo do bebê completar um ano e na maioria dos países europeus, a fralda é retirada assim que a criança começa dar os primeiros passos. 

Aqui no Brasil o processo é iniciado mais tarde, já que consideramos que uma criança de um ano ainda não é suficiente madura (tanto no ponto de vista físico, quanto emocional) para controlar o esfíncter. Além disso, é levado em consideração que a retirada da fralda antes do tempo, pode causar problemas orgânicos (como a enurese noturna e a ecoprese) e consequentemente problemas emocionais (como a baixa auta-estima). 

Assim, em média a maioria das crianças estão maduras para a retirada da fralda diurna a partir dos 2 anos. Porém, não é a idade em si que importa, mas sim se a criança já está preparada tanto no ponto de vista físico quanto emocional.

Segue algumas dicas para observar se a criança está pronta para a retirada da fralda:
1-) A criança já deve andar e ser paciente para ficar um pouco sentada.
2-) Entende o que um adulto diz.
3-) Sabe onde é o lugar dos objetos e sabe onde guardá-los.
4-) Imita os mais velhos (compreende e segue os modelos).
5-) Tem consciência do próprio corpo (sabe nomear as partes do corpo).
6-) Compreende que tem desejos e tem a capacidade de dizer não.
7-) Faz xixi e cocô em horários previsíveis. 

Se a criança apresentar essas características, ela certamente estará pronta para usar o vaso sanitário e a fralda diurna poderá ser retirada ( o que será abordado no próximo post).
Caso você perceba que seu filho ainda não apresenta os traços de maturidade citados acima e ele tiver mais de três anos, procure o pediatra da criança.

Há crianças que têm os traços de maturidade, porém se recusam ficar sem a fralda, nesses casos é necessário que os pais conversem sobre a importância de ir ao banheiro, mostre que ela está grande o suficiente para ficar sem a fralda, e principalmente observe a criança para encontrar o motivo do apego com a fralda. Se esse apego  permanecer  procure ajuda de um psicólogo.

Mais sobre esse assunto, acesse:
Retirada de fralda diurna - CLIQUE AQUI

Acompanhe PEQUENIÑOS no FACEBOOK:
https://www.facebook.com/PsicoInfantilPEQUENINOS




Ana Paula Miessi Sanches - Psicóloga




Nenhum comentário:

Postar um comentário