quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

FÉRIAS ESCOLARES! Saiba porque elas são importantes para o desenvolvimento infantil.



Dezembro e janeiro já estão aí!!! Esse é o momento em que os pequenos devem deixar as obrigações de lado e viver a infância intensamente. É hora de brincar, curtir os amiguinhos longe do ambiente escolar, dormir até mais tarde. Enfim, sair da rotina do dia-a-dia!!!

As férias quando bem vivenciadas são tão importante para o desenvolvimento da criança quanto o período em que estão na escola. Você mesmo pode concluir isso, pense numa boa lembrança da infância! Você se lembrou de algumas férias? Provavelmente sim, pois elas quando são saudáveis se tornam inesquecíveis e deixam marcas (boas) pelo resto da vida. E é destas marcas que eu gosto de enfatizar, pois são elas as responsáveis pelo desenvolvimento emocional saudável da criança. 

Quando relaciono férias com desenvolvimento saudável não estou me referindo ao simples fato da criança não ter o compromisso escolar, mas sim de viver momentos construtivos e enriquecedores.

Hoje em dia é muito comum as férias se reduzirem a jogos de video-game e televisão, o que me faz pensar se as crianças dessa geração lembrarão de suas férias e se a mesma promove benefícios para os pequenos.

Por isso, deixarei algumas dicas para que as férias não sejam somente em frente das telinhas!

Gosto de enfatizar que essa é uma boa época para estreitar os laços com a família em geral. Por isso, promova encontro dos seus filhos com os primos, deixe eles passarem alguns dias com os avós e principalmente, tire alguns dias só para curtir a criançada.

Estimule a criança a brincar, pois como já dito anteriormente (no artigo Brincar é coisa séria), um simples momento de brincadeiras faz com que seu filho se desenvolva tanto na parte cognitiva, como no psicólogico. 

Deixe  ele escolher as brincadeiras, e então, vale tudo: brincar com os amiguinhos de pega-pega, andar de bicicleta, ir à piscina, jogar bola e etc... Deixe-os mais livres em relação a horários e a rotina. Essa flexibilidade é de extrema importância, pois é assim que as crianças internalizam que há horas para as coisas acontecerem.Se fixar demasiadamente na rotina pode fazer com que a criança tenha dificuldades em lidar com as mudanças que vão ocorrendo na vida e na rotina.

Como todos nós já fomos criança, minha dica mais importante é a seguinte: libere a criança que existe dentro de você, proponha as brincadeiras da sua infância e se divirta junto com a criançada... Vou lembrar algumas: elástico, esconde-esconde, corre-cotia, stop, amarelinha, meu mestre mandou, pique-bandeira, pega-pega, forca, jogo da velha, elefantinho colorido e outro milhares que lembrar. 

Esse momento de descontração irá permitir uma aproximação entre você e a criança, o que possivelmente trará um importante benefício para o futuro de ambos: o diálogo e a cumplicidade. Sem contar que seu filho também internalizará que a vida é feita de momentos de descontração e outros onde as coisas devem ser levadas a sério (como a rotina e o dia-a-dia de estudos).

Promova também atividades artísticas que podem ser até contar historinhas (e porque não encená-las também?) como a pintura e esculturas. Quando a criança tem contato com a arte ela irá deixar fluir questões inconscientes que farão com que ela entre em contato com seus sentimentos (medo,alegrias, angústia, ansiedade etc..). Além disso, ela desenvolverá a imaginação, criatividade e raciocínio.

Portanto, férias inesquecíveis são aquelas que a criança consegue relaxar e realmente ser criança... Sem preocupações,  horários e compromissos!



FICA A DICA: Férias construtivas não necessariamente significa ser férias caras. As crianças se contentam com muito pouco!!! Preocupe-se em participar das brincadeiras com seu filho, de permitir que ele se encontre com os amiguinhos e com a família...Só isso bastará para que ele nunca mais esqueça de sua infância!

Posts legais relacionados a esse assunto. Acesse!
-Receitinhas caseiras DIY (massinha, tintas, geleca, bolha de sabão etc..)
-O que fazer com as crianças nas férias em casa.
-Idéias para um dia com a família


Você não conhece PEQUENIÑOS no FACEBOOK??? Entra lá e CURTE a funpage.


Grata Pela sua presença!
Ana Paula Miessi Sanches - Psicóloga



Um comentário:

  1. ADOREI!
    Portanto, férias inesquecíveis são aquelas que a criança consegue relaxar e realmente ser criança... Sem preocupações, horários e compromissos!

    ResponderExcluir